Fonte: ANEELPesquisa do Instituto Vox Populi e O&P Brasil, em 184 municípios de todos os estados brasileiros, mostrou que o consumidor passou a entender com mais clareza o papel da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), durante esta fase de racionamento de energia. Os dois institutos ouviram por telefone mil e seis entrevistados, entre os dias 26 e 28 de setembro, para repetir perguntas que já haviam sido feitas em pesquisa semelhante, realizada no último mês de agosto. O estudo foi encomendado pela ANEEL.
Entre os meses de agosto e setembro deste ano, aumentou em onze (11) pontos percentuais, a convicção dos entrevistados de que a ANEEL vem se conduzindo de forma correta no desenrolar da crise. A primeira amostragem apontou que 31% das pessoas ouvidas consideravam a postura a Agência correta. No mês seguinte, este número cresceu para 42%.
A pedido dos entrevistadores, o consumidor citou quem seriam as instituições ou as situações que concorreram para a deficiência na oferta de energia elétrica. Na lista citada pelos entrevistados, a ANEEL aparece sempre na última posição. Na primeira citação, a Agência é apontada por 1% dos entrevistados; quando a pergunta é repetida, 6% das pessoas ouvidas mencionam o nome da agência reguladora.