ANEEL cria padrões para atendimento ao cidadão

Fonte: ANEELA ANEEL criou padrões de qualidade de atendimento ao cidadão para permitir à população o conhecimento prévio do tratamento que irá receber ao procurar os serviços da Agência. Tempo de espera, prazos para cumprimento dos serviços, mecanismos de comunicação, procedimentos na resposta às consultas e reclamações, são prioridades já estabelecidas.

O programa da ANEEL acompanha o decreto presidencial 3.507/200, que dispõe sobre a definição de padrões de qualidade no atendimento prestado aos cidadãos pelos órgãos da administração federal.A idéia é ter um sistema permanente de aferição, associado a um padrão mínimo de atendimento preestabelecido e tornado público.

Os padrões da ANEEL definem a qualidade do atendimento na recepção da Agência, onde o cidadão não deve esperar mais que dois minutos, no Centro de Processamento de Dados (Cedoc), no Data Room, no Protocolo Geral e na Ouvidoria. Depois de ser atendido nesses serviços, o usuário poderá dar o seu voto sobre a qualidade do tratamento, usando um totem – uma espécie de urna – colocado no hall de entrada do prédio da ANEEL.

Os padrões que a ANEEL definiu para a qualidade do atendimento ao cidadão podem ser conferidos em seu site Padrões de Qualidade. Mas a Agência também vai divulgar essas regras em folhetos que serão distribuídos aos cidadãos em jornais de grande circulação e em todos os seus pontos de atendimento, seguindo o disposto no decreto presidencial, que determina ampla divulgação do serviço.