Equipe de fiscalização da ANEEL investigará causas da queda de energia no RS

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai enviar ainda hoje (29/01) uma equipe de fiscalização ao Rio Grande do Sul para acompanhar a identificação das causas da interrupção de energia que afetou a capital Porto Alegre e grande parte do interior do estado durante a manhã. Dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a queda de energia ocorreu às 9h33, quando um problema na subestação de Gravataí 2 provocou o desligamento automático de várias linhas de transmissão, resultando em queda no fornecimento de energia elétrica em 70% dos 497 municípios gaúchos. O restabelecimento total do sistema aconteceu às 11h07.

Segundo o ONS, o desligamento interrompeu o fornecimento de aproximadamente 2 mil MW de carga do sistema elétrico que atende ao Rio Grande do Sul. A religação da linha Campos Novos- Gravataí foi feita às 9h58. Às 10h40, a linha Itá-Gravataí foi religada, sendo seguida pela normalização do restante do sistema.

Equipes de manutenção e proteção da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul (CEEE) e da Eletrosul já estão apurando as causas do desligamento e deverão elaborar relatório conjunto com o ONS. Técnicos da ANEEL e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) estarão reunidos amanhã (30/01), em Porto Alegre, para discutir a atuação da fiscalização no episódio