ANEEL confirma falha humana como causa de blecaute no Rio Grande do Sul

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai notificar, na próxima semana, a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) pelo acidente que interrompeu o fornecimento de energia elétrica em dois terços do território gaúcho, na manhã de ontem (29/01). Após vistoria hoje pela manhã na subestação Gravataí II, onde ocorreu o acidente, e de reunião com representantes da CEEE, da Eletrosul e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as áreas de fiscalização da ANEEL e da Agência Estadual de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) confirmaram a versão de que uma falha humana desencadeou o blecaute.

A apuração preliminar da fiscalização também constatou que a falha de procedimento da equipe de manutenção da CEEE, que provocou curto-circuito ao acionar a chave seccionadora do banco de capacitores da subestação, foi agravada por problemas no sistema de proteção. Essa falha propagou a queda de energia para grande parte do estado, atingindo municípios atendidos pelas concessionárias AES Sul e Rio Grande Energia (RGE).

Após a notificação, a empresa terá prazo de 15 dias para encaminhar à ANEEL relatório detalhado sobre as causas do acidente. Caso constate, nas explicações, indícios de negligência, a fiscalização poderá emitir auto de infração, estabelecendo a aplicação de multa.