Agências reguladoras poderão ter serviço de ouvidoria unificado

Fonte: ANEELA ANEEL está se preparando para implantar, começando com um projeto piloto em Alagoas, uma Rede Nacional de Ouvidoria, onde poderão ser atendidos os consumidores de todas as agências reguladoras estaduais que têm convênio com a Agência Nacional. Na quinta-feira, dia 31 de janeiro, o superintendente de Mediação Administrativa Setorial da ANEEL, Manoel Negrisoli, tratou do assunto em reunião com o diretor geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Álvaro Otávio Vieira Machado e com o diretor executivo, Marcos Cotrim.

ANEEL quer aproveitar que está assinando convênio com a Arsal com objetivo descentralizar alguns serviços da Agência Nacional para a estadual, para iniciar o projeto piloto junto com a nova parceria. A agência estadual inclusive já concordou com a experiência, que deverá começar até o próximo mês de março.

A criação da Rede Nacional de Ouvidora, segundo Negrisoli, poderá trazer duas vantagens. Primeiro, garantir ao consumidor um atendimento mais uniforme com a centralização das ligações no sistema que ANEEL já vem desenvolvendo com sucesso e onde os profissionais são reciclados semanalmente para operar nos 90 postos de atendimento. Segundo, porque o custo de operação das ouvidorias, pago pela ANEEL, ficará mais barato, considerando que cada agência estadual conveniada com a Agência Nacional não precisará contratar o mesmo tipo de serviço. Além disso, nada muda para o consumidor, que continuará ligando para o telefone 0800 da agência de seu estado, a quem caberá, inclusive, responder às suas dúvidas.

No momento, a ANEEL têm convênios com as agências reguladoras dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte. e Bahia. Mas a negociação para implantação do sistema unificado com todas as agências vai depender da experiência com o estado de Alagoas.