Fonte: ANEELModificações setoriais, expansão acelerada da capacidade de geração e de transmissão, e mudanças na matriz energética fizeram com que o ano de 2001 entrasse para a história do setor elétrico brasileiro, e não apenas pelo racionamento de energia elétrica. A edição especial vem justamente para registrar e divulgar esse desempenho positivo do setor.
Até a quinta-feira da próxima semana, dia 21, a ANEEL estará distribuindo a edição especial do Boletim Energia com o balanço do setor elétrico brasileiro. A publicação registrará que, enquanto em 1998 a capacidade de geração no Brasil era de 65.200 MW, no final de 2001 chegou a 74.987 MW, provenientes das 1.045 usinas, entre hidrelétricas de médio e grande porte, termelétricas, eólicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O Boletim traz também dados consolidados do ano passado, segundo os quais existem 58 usinas em construção e outras 242 concedidas ou autorizadas pela Agência.
O Boletim Energia é enviado para agentes do mercado, a classe política em geral, universidades e formadores de opinião, entre outros segmentos da sociedade brasileira.