Fonte: ANEEL
A ANEEL está se preparando para implantar uma Rede Nacional de Ouvidoria, onde poderão ser atendidos os consumidores de todas as agências reguladoras de serviços públicos estaduais com as quais mantém convênio. A idéia é que as ligações feitas para os serviços de atendimento ao cidadão na área de energia elétrica da Bahia, de São Paulo, do Mato Grosso, do Ceará, do Pará, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, onde a ANEEL mantém convênio com as agências reguladoras, caiam no 0800 da Agência Nacional.
Antes de implantar o serviço, a ANEEL vai desenvolver uma experiência com o estado de Alagoas, que está implantando sua agência reguladora e com a qual a Agência Nacional está assinando convênio de descentralização de serviço.
Além do esforço de criação da Rede Nacional de Ouvidoria, a Superintendência de Mediação Administrativa Setorial da ANEEL também está buscando, junto com as agências reguladoras estaduais, uniformizar a solução dos problemas que são levados pelos consumidores aos serviços de atendimento ao cidadão na área de energia elétrica. Isso porque a maioria dessas solicitações deve ser resolvida pelas agências estaduais.
Nos dias 25 e 26 (segunda e terça-feira da próxima semana), o superintendente de Mediação Administrativa Setorial, Manoel Negrisoli, estará em São Paulo, tratando do assunto com a CSPE, agência reguladora paulista. Negrisoli já esteve em Salvador, conversando sobre o mesmo assunto com dirigentes da Agerba, a agência reguladora da Bahia. Na pauta de contatos do superintendente estão ainda as agências reguladoras dos estados de Mato Grosso, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.