Fonte: ANEELAté o primeiro semestre do próximo ano, a ANEEL instalará, em todo o País, mais 18.100 aparelhos do projeto Argos, o sistema de monitoramento de interrupção de energia elétrica, que é colocado na casa do consumidor. Iniciado experimentalmente em 1999, com apenas mil unidades, o Argos já está em 4.920 unidades consumidoras, distribuídas pelas áreas de atendimento de oito concessionárias, em seis estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul).
Em 2003, serão atendidos consumidores das 65 distribuidoras de energia elétrica que existem no Brasil. Até o final deste ano deverão estar instalados aproximadamente mais nove mil Argos. Os primeiros 25 mil aparelhos serão colocados nas unidades consumidores com custo zero. Futuramente, a compra e instalação do Argos deverá ficar a cargo do consumidor.
Em junho próximo, a ANEEL fará licitação para comprar os novos Argos que, atualmente, são fabricados apenas pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento ? Lactec. Esperando que surjam novos fabricantes do sistema, a Agência já está divulgado em sua página na internet as especificações técnicas do equipamento. Leia mais
A ANEEL vê na produção do Argos um grande negócio para a indústria brasileira, considerando principalmente que, no futuro, os próprios consumidores poderão tomar a iniciativa de adquirir o equipamento, para disporem de um mecanismo seguro de controle da qualidade do serviço recebido da concessionária.
Ao mesmo tempo, a ampliação do projeto Argos permitirá a ANEEL obter,com mais confiabilidade, informações que permitam medir a qualidade do fornecimento de energia elétrica no Brasil. Com isso, além de implantar um sistema que informará imediatamente a interrupção do serviço, a Agência poderá dispor de mecanismos próprios para checar as informações que hoje são enviadas pelas concessionárias, dando conta da quantidade de vezes e por quanto tempo cada consumidor ficou sem energia no mês.
Instalado no poste e ligado ao sistema de energia da unidade consumidora, o Argos, quando falta energia elétrica, dispara uma ligação telefônica para a central de recepção, informando a ocorrência, sem qualquer custo para o consumidor, uma vez que essa ligação é feita pelo 0800. Da mesma forma, quando a situação volta ao normal, o aparelho estabelece novo contato com a central e passa a informação, computando o tempo total da interrupção.