Fonte: ANEELMais de 10 milhões de brasileiros fazem uso da internet, segundo estatísticas do Ibope em 2001, apresentadas nesta quarta-feira, no III Sinconee, durante os debates sobre a importância da internet como ferramenta de trabalho no mercado competitivo de energia elétrica.
Um exemplo da grande procura por informações sobre o mercado de energia pode ser visto na página da ANEEL na web, que recebe uma média de 100 mil visitante por mês, gerando mais de um milhão de solicitações. Tanto que, para aumentar a oferta de informações àqueles que acessam a página da Agência, a ANEEL criou um sistema de informação dos empreendimentos de geração, reunido no Banco de Informações de Geração (BIG).
O BIG faz parte de um programa da ANEEL que visa consolidar, universalizar e uniformizar as informações, dando pleno conhecimento do parque gerador brasileiro aos agentes do mercado, investidores, autoridades governamentais e à sociedade, segundo disse a superintendente de Concessões de Geração da ANEEL, Rosangela Lago, ao falar no último dia do Sinconee.
No momento, o BIG contém dados sobre todos os tipos de usinas de geração regularizadas em operação, em construção e as outorgadas de 1998 até a última publicação do Diário Oficial da União. O Banco reúne informações tanto das hidrelétricas, como de pequenas centrais hidrelétricas, termelétricas, nucleares, eólicas e outras fontes alternativas. Brevemente, o BIG conterá informações sobre as usinas outorgadas antes de 1998 e as desativadas, bem como a imagem dos atos de outorga digitalizados.
Além das soluções da internet para o mercado de energia e da experiência do BIG, também integrou a agenda do último dia do III Sinconee debates sobre sistemas de monitoramento, projetos de arquivamento de dados e projetos de educação à distância, entre outros.