Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) qualificou ontem (02/05) seis empresas e instituições de consultoria financeira para prestarem serviços de suporte técnico na revisão tarifária que a Agência efetuará em 64 concessionárias distribuidoras de energia elétrica, de 2003 a 2005. As classificadas são a Fundação Universidade de Brasília (Fubra), a PricewaterhouseCoopers Consultores de Empresas S/C, a RCW Consultores Ltda, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Mercados de Energia Ltda, e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
Entre outros serviços, elas trabalharão na determinação do nível apropriado de receita para cobertura de custos operacionais, na definição da estrutura de capital, da taxa de retorno adequada, no cálculo do desempenho de produtividade e seus efeitos sobre as tarifas, e na metodologia de análise comparativa de desempenho operacional das empresas.
A revisão tarifária, prevista nos contratos de concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica, é periódica e tem o objetivo de reposicionar as tarifas das concessionárias, garantindo-lhes a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro. Este processo também prevê o repasse aos consumidores de parte dos ganhos de produtividade obtidos pelas empresas nos anos compreendidos entre a revisão periódica atual e a próxima. De acordo com os contratos, 17 empresas serão submetidas à revisão tarifária periódica no ano que vem, 41 em 2004 e as seis restantes, em 2005.