Qualidade do fornecimento de energia melhorou

Fonte: ANEEL

A qualidade do fornecimento de energia elétrica melhorou em 2001. É o que revela levantamento concluído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), referente aos indicadores DEC e FEC, que medem, respectivamente, a duração e a freqüência das interrupções no fornecimento de energia para consumidores de todo o País.

Os resultados de 2001 mostraram que, de modo geral, os indicadores melhoraram em relação a 2000, dando continuidade à tendência observada na série histórica, que demonstra que, desde de 1998, ano em que a ANEEL iniciou suas atividades, o número e a duração das interrupções vêm decrescendo. Em 2001, o tempo médio de interrupções de energia dos consumidores no País (DEC) foi de 16,4 horas, e a freqüência foi de 14,2 interrupções. Em 2000, esses números haviam sido de 17,4 horas e 15,3 interrupções.

No cálculo do DEC e FEC de 2001 não foram considerados os cortes realizados obrigatoriamente pelas distribuidoras em razão de descumprimento de metas de consumo determinadas pelo racionamento.
Embora tenha havido melhora geral dos indicadores, houve exceção em relação ao FEC das regiões Centro-Oeste e Sul, que sofreu um ligeiro aumento na comparação com 2000 de 2,9% e 1,7%, respectivamente.

Outras 28 distribuidoras (ver tabela em anexo) ultrapassaram as metas fixadas para alguns conjuntos de consumidores em suas áreas de concessão. Essas empresas foram notificadas pela fiscalização da ANEEL e estão apresentando à Agência as razões da transgressão. A notificação é o primeiro passo de processo administrativo que pode resultar na aplicação de multa de até 2% do faturamento anual das empresas.

 A apuração dos indicadores em 2001 já foi realizada considerando-se as novas metas de continuidade de fornecimento de energia estabelecidas para os conjuntos de consumidores* na resolução No 24/2000, da ANEEL.

Os indicadores DEC e FEC são uma importante ferramenta utilizada pela ANEEL para supervisionar e avaliar a continuidade da distribuição de energia elétrica realizada pelas concessionárias. Esses indicadores são apurados pelas empresas e auditados pela Agência.
 Clique aqui para ver as tabelas com informações gerais e sobre o desempenho de cada distribuidora em suas respectivas regiões.