Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou reajuste de 15,94% para as tarifas de energia da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (CFLCL). As novas tarifas entrarão em vigor amanhã (18/06).No cálculo do reajuste da distribuidora foi retirada a parcela referente à contribuição destinada à cobertura dos custos de implantação do Mercado Atacadista de Energia (MAE), conforme determinação da ANEEL. Essa retirada representou redução de 0,36% no índice de reajuste. A CFLCL atende cerca de 285 mil unidades consumidoras em 65 municípios de Minas Gerais e em duas cidades do Rio de Janeiro.
O índice de correção não inclui os percentuais de 2,9% e de 7,9%, concedidos como forma de compensar as perdas de receita que as empresas tiveram com o racionamento. A recomposição foi autorizada pelo governo, por meio da Medida Provisória número 14, de 21 de dezembro de 2001.
Os reajustes autorizados pela ANEEL consideram a variação de custos que as empresas tiveram nos últimos 12 meses. A fórmula de cálculo inclui custos não gerenciáveis (energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Os percentuais são limites máximos, sendo permitido às empresas a aplicação de reajustes em patamares inferiores aos autorizados. As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão das empresas.