Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou reajuste de 8,71% para as tarifas da distribuidora Hidropan, de 8,96% para a Eletrocar, de 8,74% para a Demei e de 10,37% para a Muxfeldt, todas do Rio Grande do Sul. Os novos valores entrarão em vigor neste sábado (29/06).
Caso a Agência não tivesse revisto os valores da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) no último dia 19, os reajustes tarifários das quatro concessionárias seriam de 10,74% (Hidropan), 11,18% (Eletrocar), 10,94% (Demei) e 12,55% (Muxfeldt).
Os percentuais de reajuste das distribuidoras são calculados com base em fórmula prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. Eles são limites máximos, sendo permitido às empresas a aplicação de reajustes em níveis inferiores aos autorizados. As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão.
Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses. A fórmula de cálculo inclui custos não gerenciáveis (energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A seguir, dados adicionais sobre o mercado atendido pelas empresas:
Hidropan – Hidroelétrica Panambi S/A- atende uma população de 11.056 consumidores nos municípios gaúchos de Condor e Panambi.
Eletrocar – Centrais Elétricas de Carazinho S/A – atende a uma população de 27.995 unidades consumidoras nos municípios de Carazinho, Chapada, Colorado, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto e Selbach.
Demei – Departamento Municipal de Energia de Ijuí – Atende 22.555 unidades consumidoras no município de Ijuí .
Muxfeldt, Marin & Cia. Ltda – Atende 5.437 unidades consumidoras nos municípios de Ibiaçá e Tapejara.