Autorizado reajustes tarifários para Eletropaulo e Celtins

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou reajuste de 14,24% para a Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A (Eletropaulo), em São Paulo, e de 10,91% para a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Os reajustes entram em vigor a partir de amanhã (04/07).

No cálculo dos índices foi retirada a parcela referente às contribuições destinadas à cobertura dos custos de implantação do Mercado Atacadista de Energia (MAE), conforme determinação da ANEEL. Essa retirada representou redução de 0,17% no índice da Eletropaulo e de 0,58% no da Celtins.

Os percentuais de reajuste são calculados com base em fórmula prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. Eles são limites máximos, sendo permitido às empresas a aplicação de reajustes em níveis inferiores aos autorizados. As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão.

Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses. A fórmula de cálculo inclui custos não gerenciáveis (energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A Eletropaulo atende 24 municípios no estado de São Paulo, num total de 4.747.409 unidades consumidoras. A Celtins distribui energia para 141 cidades em Tocantins, num total de 245.335 unidades consumidoras.