Fonte: ANEEL
O primeiro turno das eleições transcorreu sem maiores problemas com o fornecimento de energia elétrica nos locais de votação. A Ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) registrou, ao longo do dia de ontem (06/10), dez ocorrências em 12 municípios, todas elas sem maior gravidade.
Desse total, duas foram referentes a variações de tensão da corrente elétrica e as demais, interrupções de fornecimento de energia. Em todos os casos, contudo, o fornecimento foi restabelecido com rapidez pelas equipes das concessionárias de distribuição.
O episódio com mais demora foi registrado no Acre, nas cidades de Rio Branco, Acrelândia e Plácido de Castro. O fornecimento de energia nessas localidades foi interrompido às 16h e voltou ao normal por volta das 18h, após ação das equipes da concessionária local. Assim como as demais ocorrências, esta não comprometeu o bom andamento da votação.
No último dia 30, a ANEEL encaminhou ofício ao Operador Nacional do Sistema (ONS) e às 64 distribuidoras do país solicitando a adoção de cuidados especiais para que fossem evitados problemas de fornecimento de energia durante as eleições. A Agência pediu às empresas que reforçassem suas equipes de manutenção preventiva nas regiões das zonas e seções eleitorais.
Essa mesma precaução deverá ser adotada pelas concessionárias no próximo dia 27, data do segundo turno das eleições. Como no primeiro turno, a ANEEL manterá de plantão sua Ouvidoria, que terá canais específicos de contato com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais, a fim de resolver quaisquer dificuldades envolvendo esses a justiça eleitoral e as concessionárias de energia. As 13 agências estaduais conveniadas com a ANEEL também terão plantões para atender aos respectivos tribunais regionais.