Chesf atende determinação da ANEEL e envia relatório sobre blecaute no Nordeste

Fonte: ANEEL

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) enviou na tarde de sexta-feira (11) à ANEEL relatório sobre as causas da interrupção no fornecimento de energia elétrica que atingiu na manhã de ontem seis estados da região Nordeste – Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. 

Informações da Chesf mostram que a interrupção do fornecimento foi provocada por uma falha de uma de suas equipes durante manutenção da linha que interliga as subestações de Angelim II e Recife II, ambas em Pernambuco. Além dos consumidores dos seis estados do Nordeste, três grandes indústrias – Alumar (MA), Trikem (AL) e Gerdau Curado (AL) – tiveram o fornecimento de energia interrompido. O desligamento da linha Angelim II/Recife II ocorreu às 10h36. O sistema começou a ser restabelecido às 10h58, voltando completamente ao normal às 11h43.

A ANEEL analisará os estudos que serão realizados pela Chesf e pelo ONS para apurar as causas da queda do funcionamento da linha, que acabou resultando no desligamento de outra linha que interliga as mesmas subestações em Pernambuco e de mais 14 subestações.

Após fazer análise do relatório enviado pela Chesf, a ANEEL poderá determinar fiscalização específica sobre o ocorrido. Se for constatada prestação inadequada do serviço, a Agência deverá instaurar processo administrativo contra a companhia. A resolução nº 318/00 da ANEEL prevê notificações e até multas que podem chegar a 2% da receita operacional das concessionárias nos casos em que for constatada prestação inadequada do serviço.