Autorizados reajustes de tarifas de quatro distribuidoras da região Norte

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou reajuste de 21,21% para as tarifas da Manaus Energia, de 18,84% para a Boa Vista Energia, de 17,22% para a Companhia Energética de Roraima (CER), e de 15,79% para a Companhia Energética do Amazonas (Ceam).

As novas tarifas entram em vigor a partir de amanhã (01/11). Elas são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica, com base em fórmula prevista nos mesmos contratos. Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses.

A fórmula do cálculo inclui custos não gerenciáveis (energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Abaixo, informações adicionais sobre as distribuidoras:

·        Manaus Energia S/A – fornece energia para 350.380 unidades consumidoras no município de Manaus, capital do Amazonas.

·        Boa Vista Energia S/A: atende 53.443 unidades consumidoras no município de Boa Vista, capital de Roraima.

·        Companhia Energética de Roraima (CER): atende 19.398 unidades consumidoras em 15 municípios do estado de Roraima.

·        Companhia Energética do Amazonas (Ceam): fornece energia para 151.291 unidades consumidoras em 63 municípios do estado do Amazonas.