Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deu um prazo até às 17 horas de amanhã (26/11) para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), e para o Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentarem um relatório com informações sobre a causa da queda no fornecimento de energia elétrica verificado no último sábado (23/11) em cinco estados da região Nordeste.
Os mais atingidos foram o Ceará e o Piauí que, por volta das 18 horas daquele dia ficaram sem energia em todo o seu território, por cerca de 30 minutos, quando o sistema começou a ser restalebecido.
Informações preliminares dão conta de que houve um curto circuito em uma linha de transmissão que leva energia da usina hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, à subestação conversora de Bom Nome, em Pernambuco. Além disso, outras duas linhas, que também ligam Paulo Afonso a esta subestação, interromperam a transmissão no momento do curto-circuito. Elas são importantes para o abastecimento dos centros consumidores do Ceará.
A equipe de fiscalização da ANEEL está aguardando o relatório da Chesf, Eletronorte e ONS para tomar as providências cabíveis. Além do Ceará e do Piauí, foram atingidas partes da Paraíba, Pernambuco, e Rio Grande do Norte.