Aneel assina contratos de concessão de usinas e linhas de transmissão

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinará amanhã (11/12), às 11h30, os contratos de concessão de seis usinas hidrelétricas e de dez novas linhas de transmissão leiloadas em julho e agosto deste ano, respectivamente. Os documentos serão assinados pelo diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, e por representantes das empresas e dos consórcios que vão construir e explorar os empreendimentos, em cerimônia a ser realizada no auditório da sede da Agência, em Brasília.

As concessões para a construção e a operação das usinas hidrelétricas do complexo Caçu/Barra dos Coqueiros (Alcan Alumínio do Brasil Ltda); Salto e Salto do Rio Verdinho (das empresas Rio Verde Energia S/A e Rio Verdinho Energia S/A, constituídas pela Triunfo Participações e Investimentos S/A); São Domingos (Master São Domingos Energia S/A, constituída pela Empreendimentos Master S/A) e Olho D´Água (J. Malucelli Construtora de Obras Ltda) foram leiloadas no dia 12 de julho deste ano, na Bolsa de Valores do Rio (BVRJ). As novas usinas acrescentarão 437 megawatts (MW) ao sistema elétrico brasileiro, e serão construídas nos estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul. O investimento previsto é de R$ 1,072 bilhão.

As linhas de transmissão Uruguaiana/Maçarambá, Maçarambá/Santo Ângelo, Santo Ângelo/Santa Rosa (RS) (Asa Investment AG); Campos Novos/Lagoa Vermelha, Lagoa Vermelha/Santa Marta (SC/RS) (Consórcio Planalto Transmissão); Vila do Conde/Santa Maria (PA) (Consórcio S/A – Vila do Conde); Tijuco Preto/Cachoeira Paulista (SP) (Consórcio Elecnor-Isolux); Expansão da Interligação Norte/Nordeste C4 (PA/MA) (Consórcio SA – C4); Itumbiara/Marimbondo (MG) (Consórcio Inter Expansion); e Paraíso/Açu (RN) (Hot Line Construções Elétricas Ltda) foram ofertadas em leilão no dia 15 de agosto de 2002. Com extensão total de 1.740 quilômetros e investimento estimado em R$ 899,6 milhões, esses empreendimentos deverão entrar em operação a partir de 2004.