Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica -Aneel, determinou a Furnas Centrais Elétricas S.A e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que prestem esclarecimentos, em 24 horas, sobre a interrupção do fornecimento de energia que atingiu parte do Distrito Federal na manhã desta sexta-feria (27/12).
A Agência também determinou à concessionária e ao Operador a adoção de medidas preventivas para evitar a repetição da ocorrência. Dentre outros aspectos, terão que ser informados à Agência as áreas atingidas pela interrupção, o tempo de restabelecimento da energia, as causas e justificativas do ocorrido, além das providências adotadas para corrigir o problema.
O ONS informou preliminarmente que a interrupção iniciou-se às 10h37 em razão do desligamento de parte da subestação Brasília Sul, pertencente a Furnas, localizada próxima à cidade satélite de Samambaia. A interrupção atingiu cerca de 65% da energia fornecida para o Distrito Federal no horário da ocorrência. Segundo o ONS, o atendimento foi restabelecido por completo às 11h30.
A Aneel também determinou à Companhia Energética de Brasília (CEB) que preste informações sobre a interrupção. A Agência analisará a documentação a ser enviada pelas concessionárias e pelo ONS para avaliar as causas e as conseqüências do fato, e verificar se houve falha por parte das empresas.