Fonte: ANEEL
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica -Aneel, José Mário Abdo, dirigentes e representantes das cinco empresas que compõem o consórcio Estreito Energia-Ceste assinaram nesta sexta-feira (27/12), na sede da Agência em Brasília, o contrato de concessão da usina de Estreito, que será localizada no rio Tocantins. A usina, arrematada pelo consórcio em leilão realizado em 12 de julho deste ano, irá beneficiar 7,8 milhões de pessoas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O consórcio é integrado pelas empresas Tractebel EGI South América Ltda; Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa Alumínio S/A; BHP Billiton Metais S/A e Camargo Correa Energia S/A. Os investimentos previstos são de R$ 2,3 bilhões na construção da usina, cuja potência instalada será de 1.087 MW. Sua entrada em operação comercial está prevista para 2008.
Conforme o cronograma, as obras deverão durar 54 meses com geração de 20.800 empregos diretos e indiretos. A usina estará localizada entre os municípios de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, em Tocantins, e Estreito, no Maranhão.
A magnitude do contrato assinado, conforme fez questão de destacar o diretor-geral da Aneel, é uma reafirmação da visão de confiança que os investidores têm no setor elétrico brasileiro. Na cerimônia, José Mário Abdo também lembrou o cenário de sucesso que vem marcando os leilões de concessões realizados pela Aneel nesses cinco anos. De 54 concessões para usinas hidrelétricas, por exemplo, apenas cinco não despertaram interesse imediato dos investidores. Das 17 linhas de transmissão levadas a leilão, apenas uma.
No dia 11 deste mês de dezembro, outros contratos de concessão foram assinados na Aneel, para seis usinas hidrelétricas e de dez novas linhas de transmissão também leiloadas este ano. As usinas são Caçu (GO), Barra dos Coqueiros (GO), Salto (GO), Salto do Rio Verdinho (GO), São Domingos (MS) e Olho D´Água (GO). As linhas de transmissão são Uruguaiana/Maçarambá, Maçarambá/Santo Ângelo, Santo Ângelo/Santa Rosa (RS); Campos Novos/Lagoa Vermelha, Lagoa Vermelha/Santa Marta (SC/RS); Vila do Conde/Santa Maria (PA); Tijuco Preto/Cachoeira Paulista (SP); Expansão da Interligação Norte/Nordeste C4 (PA/MA); Itumbiara/Marimbondo (MG); e Paraíso/Açu (RN).