Aneel exige explicações da Celg sobre interrupção de energia no interior de Goiás

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou à Companhia Energética de Goiás (Celg) o envio, até às 15h de amanhã (01/04), de relatório detalhado com explicações sobre a interrupção de energia elétrica que atinge os municípios do interior de Goiás desde o início da noite de ontem (30/03).

Segundo informações preliminares recebidas pela Aneel, a interrupção ocorreu às 19h01min em conseqüência do desligamento da linha de transmissão Brasília Sul-Marajoara. Foram afetadas as cidades de Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental, Cristalina e comunidades rurais da região. O acidente ocorreu devido ao rompimento de cabos em uma das torres de transmissão.

No ofício enviado à Celg, a Agência  determina que a empresa informe sobre as áreas atingidas, montante de carga interrompida, as causas do desligamento, providências em andamento para restabelecimento do atendimento aos consumidores, a seqüência de manobras para restabelecimento da energia e medidas preventivas para evitar a repetição da ocorrência. A Aneel está em contato permanente com a concessionária e com a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), instituição conveniada da Aneel responsável pela fiscalização dos serviços de distribuição de energia elétrica em Goiás.

Interrupções não programadas no abastecimento de energia podem resultar em punição para as empresas envolvidas. As penalidades previstas na Resolução Aneel n° 318/1998 vão de advertência a multa, de acordo com a gravidade da situação.