Em: 27/06/2014 às 07:52h por Jornal da Energia

Clique para ampliar

Pedro Figueiredo, diretor de Operação e Comercialização da Eletrobras Eletronuclear foi eleito chairman do Centro de Paris da World Association of Nuclear Operators (WANO), uma associação que congrega a maioria das empresas operadoras de usinas nucleares no mundo. O mandato é de dois anos, podendo ser reeleito.

O executivo é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assumiu a diretoria de Operação e Comercialização da Eletronuclear em 1997. É governador da Eletronuclear do Centro de Paris desde 1991, e o primeiro Chairman não europeu a dirigí-lo. É hoje o responsável pela operação e comercialização das usinas nucleares brasileiras.

A organização foi fundada em 1989, depois do acidente de Chernobyl, visando a padronização da operação das usinas nucleares no mundo e, visando, sobretudo, através da comparação entre as diversas usinas no mundo, melhorar a segurança e a confiabilidade das usinas.

Consiste em um Centro de Coordenação em Londres e quatro centros regionais localizados nos Estados Unidos (Atlanta Centre), França (Paris Centre), Rússia (Moscou Centre) e Japão(Tokyo Centre).

A Eletronuclear é associada a dois centros – de Atlanta e de Paris – porque o reator de Angra 1 é americano e o de Angra 2, europeu. O Centro de Paris reúne todas as empresas operadoras europeias, a Argentina, a China (parte) e o Brasil. Atualmente, após o acidente de Fukushima, a WANO tornou-se muito mais atuante e propõe linhas de ação comuns de operação para todas as usinas no mundo, através de missões de inspeção (Peer Reviews), visitas técnicas de assistência, seminários, reuniões específicas etc.

Cada centro da WANO é administrado por um diretor, uma diretoria técnica e um diretor financeiro. Cada centro é governado, no seu mais alto nível por um Governing Board com representantes de todas as empresas que participam do centro. O Governing Board é liderado por um chairman, um vice-chairman e um secretário, todos eleitos pelos seus pares e com mandato de 2 anos, sendo permitida a reeleição por um período apenas.