Fonte: ANEEL
O engenheiro Jerson Kelman assumiu hoje (14/01) o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no auditório do MME. Ele foi empossado hoje pela manhã pela ministra de Minas e Energia (MME), Dilma Rousseff, no auditório do Ministério, em Brasília, para um mandato de quatro anos.
A posse teve a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do ex-diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo; do diretor Eduardo Ellery(ex-diretor-geral interino da Aneel); da presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), Maria Augusta Feldman; diretores da Aneel e da Agência Nacional de Águas (ANA), parlamentares, demais autoridades e representantes de instituições do setor.
Em seu discurso , Kelman salientou que, ao dirigir a Aneel, “minha missão será a de contribuir para que a regulação do setor elétrico seja transparente, eficaz e estável, visando equilibrar os interesses dos consumidores, dos agentes e do Governo”. Ele citou a “necessidade de dar seguimento ao processo já estabelecido pela Aneel, no sentido de dotar o setor de regras claras e estáveis”.
Sua prioridade na Agência será a manutenção de um quadro técnico com alta capacitação. Para isso, segundo ele, “é preciso motivar o Congresso Nacional a tratar desse assunto”.
Na cerimônia, a ministra Dilma Rousseff afirmou que Kelman “é um homem do setor elétrico e tem todas as qualificações para dar continuidade e, ao mesmo tempo, fazer avançar a consolidação institucional da Agência, fortalecendo o sistema elétrico”. A ministra homenageou o ex-diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, que terminou o segundo mandato no cargo em 1° de dezembro último
Sabatina - Em dezembro último, Kelman foi aprovado pelo Senado Federal, após ser sabatinado na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura. Até assumir o cargo de diretor-geral da Aneel – nomeado pelo presidente da República – atuou como diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) desde a sua implantação em dezembro de 2000.
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Jerson Kelman é engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Engenharia Civil pela UFRJ e PhD em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Colorado State University (EUA). Professor de Recursos Hídricos da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe-UFRJ) desde 1977, foi pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) de 1976 a 1991.Veja aqui o currículo do novo diretor-geral.
Clique aqui para ler a integra do discurso de posse