Aneel homologa reajuste de tarifas de distribuidoras do Espírito Santo e de Santa Catarina

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o reajuste das tarifas das distribuidoras Cooperativa Mista Aliança Ltda. (Cooperaliança), de Santa Catarina e Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), do Espírito Santo. As novas tarifas passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (07/02).

Veja abaixo os componentes dos índices totais de reajustes:

 Empresa

  Índice de Reajuste
Tarifário (%)

 CVA

(%)

  Outras despesas
financeiras (%)

 Índice total (%)

ELFSM (ES)

 13,70

0,408

0,88

14,98

Cooperaliança (SC)

 9,68

3,488 

 -

 13,17

Realinhamento tarifário – Os reajustes concedidos às distribuidoras terão aplicação diferenciada por categoria de consumo, com a eliminação gradual dos subsídios cruzados existentes na tarifa, como estabelecido no Decreto n º 4.667, de abril de 2003. Por conta da redução dos subsídios, consumidores residenciais, por exemplo, terão um percentual de correção diferente de grandes consumidores comerciais e industriais.Veja abaixo os índices médios por categorias de consumo atendidas pelas distribuidoras:

 Empresa

 Baixa Tensão
(abaixo de 2,3 kV)
Ex: residências 

 Alta Tensão

(de 2,3 a 230 kV)

Ex: indústrias 

 ELFSM (ES)

  12,53%

   24,06%

 Cooperaliança

  11,73%

 15,63%

 

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, e custos não gerenciáveis – energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão.

CVA – Na composição do reajuste estão parcelas referentes ao repasse  de parte da Conta de Variação de Valores de Itens da Parcela A (CVA), adiado para este ano pela Portaria Interministerial nº 116, de 4 de abril de 2003, mais o percentual da CVA de 2004 e outras despesas financeiras. Criada pela Medida Provisória 2.227/01 e instituída pela Portaria Interministerial nº 25/02, a CVA registra a variação, entre os reajustes tarifários anuais, de parte dos itens de custo das distribuidoras, como a compra de energia elétrica da usina de Itaipu e alguns encargos tarifários do setor elétrico.

Confira os dados de mercado das empresas:

 Empresa 

 N° de unidades consumidoras

 Municípios atendidos

 ELFSM (ES)

 60 mil

 Colatina e mais 10 municípios
do interior do Espírito Santo
 Cooperaliança

23.945 

 Içara e de parte dos municípios de Jaguaruna,
Araranguá e Sangão, em Santa Catarina