Aneel conclui revisão tarifária da Celpe (PE)

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu hoje (09/05) o processo de revisão tarifária periódica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Em reunião, a diretoria da Aneel autorizou o índice médio de 24,43 % que irá corrigir as tarifas da concessionária este ano. A aplicação do índice será retroativa ao dia 29 de abril último, data-base para a concessionária. A Celpe atende 2,3 milhões de consumidores em 189 municípios de Pernambuco, além da cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba.

Os percentuais serão diferenciados por classe de consumo. Por exemplo, os consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão, terão reajustes menores na conta de luz. Os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, terão percentuais maiores.  Confira os índices que serão aplicados às faturas de energia:

              Classe de Consumo                 Índice

 Baixa Tensão  (abaixo de 2,3 kV)

Por ex: residências

 20,16%

 Alta Tensão

Por ex: indústrias

 
 A1 (230 kV)  32,23%
 A3 ( 69 kV)  31,52%
 A4 ( 2,3 a 25 kV)  30,08%

 

Escalonamento – O índice médio de 24,43%, que reajustará as tarifas este ano, é a primeira parcela do índice total de revisão tarifária calculado pela Agência, que ficou em 32,54%.  A diferença será aplicada nos próximos três anos, por ocasião dos reajustes tarifários anuais. O índice inicial de 34,11% – apresentado em audiência pública realizada em Recife (PE) em 13 de abril último -  foi reduzido  para 32,54%  pela menor incidência de  perdas técnicas e comerciais conforme estudo técnico apresentado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de  Pernambuco ( Arpe), conveniada à Aneel no estado. 

A audiência pública teve a participação de aproximadamente 350 pessoas – entre consumidores e representantes de empresas e instituições públicas e privadas – das quais 30 se manifestaram verbalmente.  O processo de revisão tarifária da concessionária também recebeu contribuições por escrito de 29 de março a 11 de abril último. A nota técnica e demais documentos relativos à revisão da Celpe continuará disponível na página da Agência na internet  (www.aneel.gov.br) ou aqui.