Autorizado o reajuste das tarifas de distribuidoras do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas das empresas Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf), do Rio de Janeiro, e Companhia Força e Luz Cataguazes Leopoldina (CFLCL), de Minas Gerais. As novas tarifas entram em vigor no próximo sábado (18/06).  Veja abaixo os índices médios de reajuste:

 Empresa

 Índice médio de reajuste

 Cenf (RJ)

 9,75%

 Cataguazes – Leopoldina

 4,24%

 

Os percentuais serão diferenciados por classe de consumo.  Confira os índices médios a serem aplicados às faturas de energia:

 Classe de consumo

 Cenf (RJ)

 Cataguazes – Leopoldina

 Baixa tensão  
Ex: residências

 11,25%

 - 1,97% (1,97 negativos)

 Alta tensão
Ex: indústrias

 10,08%

 5,70%

 

A empresa Cataguazes-Leopoldina fornece energia elétrica em 65 municípios da Zona da Mata em Minas Gerais e o município de Sumidouro, no estado do Rio de Janeiro, num total de 308. 554 unidades consumidoras. No caso os consumidores de baixa tensão, residências por exemplo, terão descontos na tarifas devido ao índice negativo.

A Cenf atende 81.720 unidades consumidoras no município fluminense de Nova Friburgo. A diferença entre o índice médio e os percentuais aplicados por classe de consumo é resultante do ajuste da revisão tarifária de 2004, com definição da base de remuneração, e do índice de reajuste anual da concessionária. O percentual de 11,25 é o índice que incidirá sobre o valor da fatura de energia paga pelo consumidor residencial, por exemplo, desde 18 de junho do ano passado.