Habilitadas mais 25 empresas para leilões de energia de novos empreendimentos

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publica hoje (31/08) no Diário Oficial da União a relação de 25 empresas habilitadas a participar como vendedoras nos futuros leilões de energia de novos empreendimentos de geração. A Agência também divulgou os respectivos empreendimentos e montantes de energia elétrica disponíveis para a venda no leilão.

As 25 novas empresas habilitadas hoje se somam às 61 qualificadas anteriormente, o que totaliza 86 empreendedores em condições de participar dos leilões.

O processo, que segue as regras do novo modelo de comercialização instituído pela Lei n° 10.848/04, é direcionado aos projetos de geração concedidos ou autorizados até 16 de março de 2004 e aos que entraram em operação comercial a partir de 1º de janeiro de 2000, cuja energia estava sem contratação até 16 de março do ano passado. A possibilidade de inclusão dessas usinas nos leilões de energia nova está prevista no artigo 22 do Decreto 5.163/04 que regulamentou o novo modelo do setor elétrico.

As empresas Duke Energy Internacional Geração Paranapanema S.A., BSB Energética Ltda. e Termo GCS Ltda. não foram qualificadas por não atenderem a requisitos estabelecidos para a habilitação. O leilão de energia de novos empreendimentos está previsto para ser realizado até o final do ano.

Veja aqui  a relação das empresas, empreendimentos e respectivos montantes de energia.