Fonte: ANEEL
A Aneel confirmou a lista de 38 empresas pré-qualificadas a participar do terceiro e do quarto leilões de energia existente. Foram pré-qualificados 22 agentes como compradores (distribuidoras) e 16 como vendedores (empresas de geração). A relação está disponível aqui ou na página eletrônica da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que executará os leilões, sob a coordenação da Agência.
O terceiro leilão, denominado A-1, está marcado para dia 10 de outubro próximo e prevê oferta de energia em contratos de três anos, com suprimento a partir de janeiro de 2006. No dia seguinte (11/10) haverá o quarto leilão, designado “leilão de transição”, com a oferta de lotes com contratos de oito anos e suprimento a partir de janeiro de 2009. Ambos serão realizados no hotel Gran Meliá, em São Paulo, a partir das 10h.
Nos dois leilões, cada lote a ser leiloado terá 1,0 megawatt (MW) médio e os preços iniciais deverão ser inseridos no sistema diretamente pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
O cronograma estabelece que as empresas deverão depositar garantias financeiras até 5 de outubro. No dia 6, sai o resultado dos agentes habilitados. O objetivo dos leilões, previstos na Lei 10.848/04, é garantir o suprimento da energia necessária ao atendimento da demanda do mercado das distribuidoras de energia.