Aneel divulga lista definitiva de pré-qualificadas para o leilão de linhas de transmissão

Fonte: ANEEL

A Aneel divulga hoje (11/11) a lista definitiva das empresas pré-qualificadas para o leilão de concessões de novas linhas de transmissão após decisão da Diretoria, em reunião extraordinária, sobre os recursos apresentados no processo de habilitação para o leilão. O evento será realizado às 10 horas da próxima quinta-feira (17/11), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em sessão pública que será conduzida pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Com a decisão, os consórcios Tocantins e Integração poderão participar da disputa pela concessão das linhas nos lotes A e B, respectivamente. Os recursos dos consórcios Alusa-Cavan (lote B), Sudeste Paulista (lote G) e Bandeirante (lotes A, C, D, E e F) também foram acatados. Desse modo, foram pré-qualificados para participar da disputa das concessões nos respectivos lotes. A diretoria acolheu também o recurso apresentado pela Alusa Engenharia Ltda. Com a decisão, a empresa está habilitada a participar, individualmente, nos lotes A, E, e F. As demais decisões proferidas pela Comissão Especial de Licitações foram mantidas pela Diretoria Colegiada.

O leilão terá a participação de 30 empresas nacionais e estrangeiras, individualmente ou agrupadas em consórcio, que estão pré-qualificadas. No entanto, para confirmar a participação na disputa pelas concessões, as habilitadas terão que depositar as garantias financeiras previstas no edital até a próxima quarta-feira (16/11), na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo.

As concessões destinam-se à construção, operação e manutenção de 21 linhas de transmissão da rede básica a serem construídas em sete estados: Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os empreendimentos somam aproximadamente 3 mil quilômetros e deverão entrar em operação até 24 meses. A estimativa de investimentos para construção das linhas é de R$ 2,8 bilhões e criação de 8.800 empregos diretos.

Veja aqui a nova relação das linhas e dos grupos habilitados para o leilão.