Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (22/01) o reajuste das tarifas da distribuidora Cooperativa Aliança Ltda. (Cooperaliança), de Santa Catarina. As novas tarifas da concessionária entrarão em vigor no próximo dia 07 de fevereiro. A Cooperaliança fornece energia elétrica a 28.642 unidades consumidoras em Içara e parte dos municípios de Jaguaruna, Araranguá e Sangão, em Santa Catarina.
O percentual será diferenciado por classe de consumo. Confira os índices médios a serem aplicados às faturas de energia:
Classe de consumo |
Cooperaliança (SC) |
Baixa Tensão Por ex: residências |
-0,87% |
Alta Tensão Por ex: indústrias |
0,25% |
Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de 12 meses. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, e custos não gerenciáveis como energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos do setor.