Consumidores contribuem para a fiscalização dos serviços prestados pela Celg

Fonte: ANEEL

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizou nesta quarta-feira (05/03), em Itumbiara (GO), consulta pública para ouvir os consumidores sobre a qualidade dos serviços prestados pela Celg Distribuição S/A. Cerca de 50 representantes de associação de moradores, ministério público, sindicato rural, órgão de defesa dos consumidores, industriais e Câmara Municipal participaram da consulta.

A reunião foi presidida pelo diretor de energia da AGR, Osmar Antônio de Moura e contou com a participação do superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel, Paulo Henrique Lopes.

As contribuições coletadas durante o encontro servirão como subsídio à fiscalização periódica dos serviços prestados pela empresa na área de concessão da distribuidora, a ser realizada em 2008 pela AGR. Além de incentivar a melhoria da prestação dos serviços de energia elétrica, o objetivo da consulta pública é proporcionar aos consumidores o acesso direto a Aneel e a AGR para contribuir com os processos de fiscalização. A qualidade no fornecimento e o atendimento aos consumidores são alguns aspectos dos serviços prestados pelas concessionárias observados pela fiscalização.

A Celg, primeira distribuidora a passar este ano pelo processo de consulta pública sobre fiscalização dos serviços, atende cerca de 2 milhões de consumidores em 237 municípios de Goiás. Estão previstas ainda outras 28 consultas em 2008. No mês de março, a Agência realizará outras duas consultas no Amapá e em Alagoas, áreas de concessão da Companhia Energética do Amapá (CEA) e Companhia Energética de Alagoas (CEAL) respectivamente. As consultas públicas sobre fiscalização dos serviços prestados pelas distribuidoras começaram em 2004.