Avaliação do consumidor sobre os serviços de energia em 2007 atinge sua maior nota

Fonte: ANEEL

O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc)  Brasil de 2007 atingiu  65,39 em uma escala de 0 a 100 como resultado da pesquisa  que mede a percepção dos consumidores quanto ao desempenho das 64 distribuidoras que atuam no país. Esta foi a maior nota atingida pelo Iasc desde seu início, em 2000.

O resultado do Iasc 2007 mostra que os serviços prestados pelas distribuidoras estão na faixa considerada ‘bom’ e que os consumidores estão mais satisfeitos com os serviços dessas empresas.

 A pesquisa foi divulgada hoje (11/06) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a cerimônia de entrega de premiação às distribuidoras melhor avaliadas em nove categorias, que teve a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além dos diretores da Agência. Veja aqui as vencedoras.

O índice de 65,39 aponta a média dos resultados apurados entre os consumidores entrevistados  que varia da maior pontuação, de 82,50,  à menor, de 42,75.

Premiação – A Aneel faz a pesquisa que mede o Iasc desde 2000, quando atingiu 62,81. No ano seguinte (2001), foi de 63,23 e em 2002, 64,51. Em 2003, o Iasc foi de 63,63, em 2004, 58,58, em 2005, foi de 61,38 e em 2006, a nota foi 60,49. Desde 2002, a Agência entrega prêmios às empresas com melhor desempenho.

Objetivos – Como instrumento de avaliação de qualidade, o Iasc fornece subsídios para as concessionárias aperfeiçoarem a prestação de serviços. O índice também auxilia a Aneel nas  atividades de fiscalização e no aperfeiçoamento do processo regulatório. 

Entre janeiro de fevereiro deste ano, a empresa Logos Propaganda Ltda., responsável pela realização da pesquisa, ouviu 19.520 consumidores residenciais em 473 municípios brasileiros sobre o desempenho dos serviços prestados pelas concessionárias em suas respectivas áreas de atuação. A amostra estatística foi proporcional à população atendida em cada área de concessão. Para empresas com até 30 mil unidades consumidoras, foram aplicados 200 questionários; para aquelas entre 30 mil e 400 mil consumidores, 250; entre 400 e 1 milhão de unidades consumidoras, 320 e acima de 1 milhão, 450 questionários.

Acesse aqui mais informações sobre o resultado do Iasc.