Aneel aprova índices de revisão tarifária da Forcel (PR)

Fonte: ANEEL

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (19/08) os índices de revisão tarifária periódica da distribuidora Força e Luz Coronel Vivida (Forcel). As novas tarifas passarão a vigorar na terça-feira da próxima semana (26/08) para 5.871 unidades consumidoras no município paranaense de Coronel Vivida.

Confira na tabela abaixo os índices que serão aplicados às faturas de energia por classe de consumidor:

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão

 (abaixo de 2,3 kV)

Por ex: residências

 

Alta tensão

Por ex: indústrias

 

0,89%

A4   (2,3 a 25 kV): – 2,57% (negativo)

 

O processo de revisão tarifária da concessionária foi submetido à audiência pública entre os dias 26 de junho a 24 de julho deste ano. No dia 17/07, a Aneel realizou reunião pública em Coronel Vivida. As contribuições recebidas na sessão ao vivo e as sugestões enviadas por escrito foram analisadas pelos técnicos da Agência para consolidar o processo submetido hoje à diretoria.

Prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, a revisão tarifária é aplicada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas. Mais informações sobre o processo revisional podem ser obtidas no link InformaçõesTécnicas/Tarifas-Consumidores Finais/Revisão Tarifária Periódica da página da Agência na internet (www.aneel.gov.br).

O primeiro ciclo de revisão ocorreu de 2003 ao início de 2006 para 61 distribuidoras. Este ano, 36 distribuidoras passam pelo segundo ciclo de revisão tarifária. Em 2009, serão 17 concessionárias. Mais duas empresas serão submetidas à revisão em 2010. Em 2007, sete concessionárias de distribuição passaram pelo processo: Coelce (CE), Eletropaulo (SP), Escelsa (ES), Celpa (PA), Elektro (SP), Bandeirante (SP) e CPFL Piratininga (SP).