Aprovado reajuste de tarifas de distribuidoras de Rondônia e Acre

Fonte: ANEEL

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (25/11) o reajuste tarifário anual das distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 30 de novembro (próximo domingo).

Confira os índices médios a serem observados pelos diferentes consumidores nas faturas de energia elétrica:

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV)

Por ex: residências

Alta tensão

Por ex: indústrias

  Eletroacre

 20,04%

A3a (30 a 44kV): 18,89%

A4 (2,3 A 25 kV): 19,90%

Ceron

 13,30%

 A3 (69 kV): 13,71%

A4 (2,3 A 25 kV): 13,45%

Os percentuais de reajuste das distribuidoras refletem, dentre outros fatores, o aumento das despesas das empresas com compra de energia e a variação do IGP-M, índice utilizado para mensurar a inflação no período.

Veja os dados de mercado da empresa:

Empresa

Nº unidades

consumidoras

Área atendida

Eletroacre

172.966

22 municípios do Acre, incluída a capital Rio Branco

Ceron

430.596

52 municípios de Rondônia

O reajuste tarifário anual está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica. O cálculo das tarifas considera todas as despesas de operação da empresa (parcela gerenciável), assim como as despesas com compra de energia, tarifas de transporte (distribuição e transmissão) e recolhimento de encargos do setor elétrico. Entre esses encargos está a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC), destinada a subsidiar o combustível usado nas usinas termelétricas dos Sistemas Isolados, localizadas principalmente na região Norte.

Reajustes anteriores

Apesar de os índices de reajuste aprovados representarem aumento da conta de luz, a variação do valor da tarifa de energia elétrica para os consumidores residenciais entre 2006 e 2008 foi menor do que a variação da inflação medida pelo IGP-M e muito próxima à variação do IPCA* no mesmo período.

Veja na tabela abaixo quanto variou o valor da tarifa de energia para os consumidores residenciais da Ceron e Eletroacre, entre 2006 e 2008, e a variação dos índices de inflação no mesmo período:

Empresa

2006 a 2008

Variação da tarifa residencial

Variação do IGP-M

Variação do IPCA

Ceron

11,71%

19,28%

10,79%

Eletroacre

9,73%

*O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é considerado o índice oficial de inflação do país.