Fonte: ANEEL
A cerimônia de assinatura dos contratos das Linhas de Transmissão do Complexo Hidrelétrico do rio Madeira será realizada hoje (26/02), às 11h30, na Sala de Audiências do Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará a assinatura dos decretos de outorga das concessões com as presenças do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na sequência o diretor-geral interino da Aneel, Edvaldo Santana, e os representantes das empresas que adquiriram as concessões no leilão assinarão os contratos.
As concessões dos sete lotes ofertados na licitação realizada no dia 26 de novembro do ano passado foram arrematadas por uma empresa privada e dois consórcios com participação de empresas estatais. Veja a relação completa dos lotes e vencedores, clique aqui. Na primeira fase da competição foi definida a alternativa tecnológica – Corrente Contínua (CC) – a ser adotada nas linhas de transmissão e subestações que compõem a interligação das usinas do Complexo Hidrelétrico do rio Madeira.
Com extensão aproximada de 2.375 quilômetros (Km) para conexão ao Sistema Interligado Nacional, a operação comercial das instalações é de 36 a 50 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a estimativa de investimentos pata todos os lotes é de R$ 7,2 bilhões. O prazo das concessões de transmissão é de 30 anos.