Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cumpriu hoje (17/07) mais uma etapa da audiência pública da segunda revisão tarifária periódica da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), com a realização de sessão ao vivo na cidade de Maceió (AL). A concessionária atende 813 mil unidades consumidoras em 102 municípios de Alagoas. A audiência presencial, presidida pela diretora da Aneel, Joísa Campanher, contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre consumidores e agentes do setor.
O efeito médio preliminar percebido pelo consumidor e apresentado na reunião pública é uma redução de -11,4% (negativo) que será aplicado de forma diferenciada por classe de consumo. Confira os índices preliminares:
Classe de Consumo Consumidores cativos |
Efeito médio preliminar |
Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) Por ex: residências |
-14,8% (negativo) |
Alta tensão Por ex: indústrias |
A3 (69KV): 0,62% A4 (2,3 A 25 KV): -7,98% (negativo)
|
Os documentos relativos à proposta estão disponíveis no perfil ‘A Aneel’, no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiência Ano 2009 do endereço eletrônico www.aneel.gov.br. As contribuições por escrito ao processo foram encerradas em 16 de julho, enquanto que as colaborações da sessão ao vivo ocorrida hoje serão incorporadas ao processo de revisão das tarifas da Ceal.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.
O segundo ciclo de revisão tarifária teve início em 2007 e 43 distribuidoras já tiveram seus resultados da segunda revisão tarifária aprovados nos dois primeiros anos. Em 2009, O segundo ciclo se encerra com a realização do processo de 18 distribuidoras.