Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje submeter à audiência pública o edital do leilão de contratação de energia a ser gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. O documento estará disponível no site da Agência (www.aneel.gov.br) e as contribuições podem ser enviadas entre os dias 5 e 11 de novembro de 2009.
O leilão está marcado para o dia 21 de dezembro, conforme a Portaria nº 417, do Ministério de Minas e Energia, publicada em 30 de outubro passado, com as diretrizes para realização do certame. A usina terá 11.233 Megawatts (MW) de potência instalada, com início de suprimento previsto para 2014.
A proposta do edital apresenta as etapas de inscrição, habilitação, aporte de garantias e condições para a outorga. O leilão será realizado em ambiente fechado e seus atos de negociação deverão ocorrer em plataforma operacional abrigada em Rede Privada de Computadores. A energia elétrica gerada pela usina será objeto de CCEAR (Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado), na modalidade por quantidade de energia.
Para participar da audiência pública basta acessar a página eletrônica da Aneel na internet (www.aneel.gov.br). As sugestões poderão ser enviadas, a partir de amanhã (05/11), pelo e-mail ap042_2009@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192.8839 ou pelo correio para o endereço da Aneel – SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral da Aneel, CEP 70830-030, Brasília – DF.