Fonte: ANEEL
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (24/11) a segunda revisão tarifária das distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 30 de novembro.
Confira os índices médios a serem observados pelos diferentes consumidores nas faturas de energia elétrica:
Empresa |
Classe de Consumo – Consumidores cativos |
|
Baixa tensão (abaixo de 2,3 kV) Por ex: residências |
Alta tensão Por ex: indústrias |
|
Eletroacre |
– 5,74% (negativo) |
– 5,16% (negativo) |
Ceron |
– 19,97% (negativo) |
– 7,69 % (negativo) |
Os percentuais refletem, entre outros fatores, a redução das despesas das empresas com compra de energia devido à MP n° 466/2009. Com a edição da Medida Provisória, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que antes cobria a diferença entre o custo do combustível para a geração de energia nos sistemas isolados e o valor do equivalente hidráulico, passa a suprir a diferença entre o custo total da geração de energia nos sistemas isolados e o custo médio da energia comercializada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).
Veja os dados de mercado das distribuidoras:
Empresa |
Nº unidades Consumidoras |
Área atendida |
Eletroacre |
186.970 |
22 municípios do Acre, incluída a capital Rio Branco |
Ceron |
450.978 |
52 municípios de Rondônia |
Os documentos relativos aos processos da distribuidora estão disponíveis no perfil ‘A Aneel’, no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiência Ano 2009 do endereço eletrônico www.aneel.gov.br.
A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. É aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média.