Aneel multa Light em R$ 3,9 milhões por descumprimento de metas de qualidade

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou em R$ 3,9 milhões a concessionária Light pelo descumprimento das metas dos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) referentes a 2008. A multa foi emitida na segunda-feira (30/11) e o prazo para recurso é de 10 dias.

Por conta das novas ocorrências registradas no sistema da Light, a Aneel reforçou, nesta segunda-feira (30/11), a equipe que apura as causas dos blecautes que atingem a área de concessão da empresa. O grupo irá analisar as condições dos equipamentos das redes subterrâneas dos bairros afetados pelas interrupções. A fiscalização fará visitas in loco para identificação das causas dos defeitos apresentados e análise dos relatórios gerenciais das últimas manutenções. A agência estima que no prazo máximo de dez dias o relatório esteja concluído.

Caso a fiscalização emergencial constate falhas de planejamento, manutenção e/ou operação a empresa está sujeita à multa de até 1% do seu faturamento, segundo procedimentos estabelecidos pela Resolução nº. 63/2004.