Fonte: ANEEL
O Leilão de Energia de Reserva (LER nº. 03/2009) para contratação de energia elétrica gerada por fonte eólica será realizado na próxima segunda-feira (14/12) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), às 10h, na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo (SP). É a primeira vez que o Brasil promove um leilão de reserva para negociação exclusiva desse tipo de energia, obtida a partir do vento*. Os 339 empreendimentos habilitados totalizam potência de 10.005 Megawatts (MW).
Com o leilão, o Brasil reforça o perfil de geração de energia a partir de fontes renováveis, que atualmente respondem por 85,4% da oferta interna de energia elétrica**, com destaque para geração hidrelétrica. Ao estimular esse tipo de geração, o país acompanha a tendência de desenvolvimento internacional, pois a utilização do vento como fonte primária de energia apresenta o maior ritmo de expansão, com crescimento médio de 27% ao ano, de 1990 a 2008. A capacidade instalada mundial é de 121 mil MW. Desse total, 54% estão na Europa, de acordo com dados do Global Wind Energy Council (GWEC).
O potencial brasileiro para esse tipo de geração pode chegar a 145 mil MW, de acordo com o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), feito em 2001. Atualmente, a potência dos parques eólicos em operação no Brasil é de 602 MW, explorados por 36 empreendimentos. Outros 10 projetos estão em construção, com capacidade de 256,4 MW e há ainda 45 projetos que já foram outorgados, com potencial de 2.139,7 MW.
Leilão – Dos 339 empreendimentos habilitados para o leilão da próxima segunda, 108 projetos estão no Ceará, com potência total de 2.515 MW, 105 no Rio Grande do Norte, com capacidade de 3.629 MW, e 67 no Rio Grande do Sul, com 2.238 MW. O restante está distribuído entre os estados da Bahia (1.004 MW), Espírito Santo (153 MW), Piauí (336 MW), Santa Catarina (75 MW) e Sergipe (54 MW).
O preço inicial por Megawatt/hora é de R$ 189/MWh. Vence quem oferecer os maiores deságios sobre o valor estabelecido. Os contratos de compra e venda de energia terão 20 anos de duração, a partir de 1º de julho de 2012, ano previsto para o início do suprimento. O leilão será realizado por intermédio de um sistema eletrônico exclusivo, via Internet. Os interessados poderão acompanhá-lo pela página eletrônica da CCEE (www.ccee.org.br). O certame se dará por inversão de fases, ou seja, somente após a fase de lances é que os documentos de habilitação dos vencedores serão analisados.
Os leilões de reserva têm como objetivo a contratação de energia adicional para o Sistema Interligado Nacional (SIN), para aumentar a garantia de suprimento e reduzir os custos operacionais do sistema. No ano passado, foi realizado o primeiro leilão de energia gerada por biomassa (Leilão de Reserva de Energia nº. 01/2008), no qual foram negociados 2.379 MW produzidos por 31 termelétricas movidas a cana-de-açúcar e capim elefante, com suprimento iniciado neste ano e em 2010.
Data: 14/12/2009
Horário: 10h
Local: Sede da CCEE em São Paulo
Observação: O leilão será realizado via internet e poderá ser acompanhado pela página eletrônica da CCEE (www.ccee.org.br).
Acesse aqui para saber mais sobre energia eólica, o leilão e os argentes envolvidos no processo.
*A geração eólica acontece pelo contato do vento com as pás do cata-vento. Ao girar, essas pás produzem energia mecânica que aciona o rotor do aerogerador, que gera eletricidade. A quantidade de energia produzida está diretamente relacionada à densidade do ar, à área coberta pela rotação das pás e à velocidade do vento. (Atlas de Energia Elétrica do Brasil, 3ª edição, 2008)
** Resultados Preliminares do Balanço Energético Nacional 2009 elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).