Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou hoje (14/12), na sede Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo (SP), o Leilão de Energia de Reserva (LER nº. 03/2009) para contratação de energia elétrica gerada por fonte eólica. Foram negociados 753 lotes de 1 megawatt (MW) ao preço médio de R$ 148,39 MWh. Esse valor representa um deságio de 21,49% em relação ao preço-teto definido em edital. Os 71 empreendimentos vencedores serão instalados em Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul. O resultado do leilão está disponível na página eletrônica da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em entrevista coletiva, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, fez uma avaliação positiva do leilão. ‘É uma grata surpresa e, em breve, a fonte eólica poderá competir com outras fontes como biomassa’, afirmou Hübner.
É a primeira vez que o Brasil promove uma licitação para negociação exclusiva de energiaeólica. Os contratos de compra e venda terão vigência de 20 anos, a partir de 1º de julho de 2012, ano previsto para o início do suprimento.