Cerimônia marca recondução e posse de diretores da Aneel

Fonte: ANEEL

Julião Coelho assume vaga de Joísa Campanher e Edvaldo Santana é reconduzido ao cargo

      Tomou posse nesta quarta-feira (23) como diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o advogado Julião Silveira Coelho. Na mesma cerimônia, realizada pela manhã, no auditório da Agência, o diretor Edvaldo Alves de Santana foi reconduzido ao cargo. A solenidade foi presidida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e acompanhada pelo secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, e pelo diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

      O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ressaltou a importância do trabalho da Agência para a eficiência do setor de energia e reafirmou sua confiança no setor. ‘Temos um setor elétrico do qual eu me orgulho’. Lobão explicou ainda que as indicações para a diretoria das agências reguladoras seguem critérios técnicos, ressaltando as fases de sabatina em comissões do Senado e a aprovação em Plenário pelos senadores.

      Em seu discurso, Julião Coelho destacou a importância da regulação e enfatizou a necessidade de comunicação com a sociedade. ‘Zelarei pela observância da Constituição Federal, pelo cumprimento das leis e especialmente pelo diálogo com a sociedade’.

      Já Edvaldo Santana afirmou que o maior desafio de seu mandato é simplificar o modo como a Aneel constrói seus regulamentos. ‘A Agência com o intuito de ser precisa, não consegue muitas vezes se fazer entender, precisamos tornar os nossos procedimentos mais simples’.

      Nelson Hubner deu às boas-vindas aos colegas de diretoria e acrescentou que além do desafio de tornar os regulamentos mais simples, a Aneel tem de atuar para garantir ao cidadão ‘um serviço de distribuição de energia com qualidade, a preços mais baixos’.

      Edvaldo Santana é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). É mestre e doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da qual é professor licenciado. Atuou como superintendente de Estudos Econômicos de Mercado na Aneel, de 2000 a 2005, e como diretor de 2005 a 2009.

      Julião Silveira Coelho assume a vaga de Joísa Campanher cujo mandato terminou no último dia 22. Por motivos particulares, ela não pleiteou a recondução ao cargo. Coelho é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. É Procurador do Distrito Federal, integrou a equipe da Procuradoria Federal na Aneel, entre 2002 e 2004, e atuou como advogado em matérias de Direito de Energia Elétrica.

      A diretoria colegiada da Aneel é constituída por um diretor-geral e quatro diretores, todos indicados e nomeados pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal.