O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel-MT) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (29/05), para debater o fornecimento de energia elétrica no Estado. Membro do Conselho e diretor do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso, Itamar Dias Duarte, estará presente ao evento. Como representante da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Duarte vai falar sobre a energia elétrica consumida pelo setor industrial e os impactos do custo na competitividade.
O evento começa às 9h, no auditório da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio). Dentre os assuntos a serem tratados estão a atuação do Concel-MT na prestação de serviços da energia elétrica para todas as classes consumidoras. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgados em abril, após o reajuste de 11,16% da concessionária de energia (Cemat), Mato Grosso deixou a segunda posição e passou a ser o Estado com a energia mais cara do país, sendo que o custo médio industrial chega a R$ 424,27 megawatt/hora (MWh).
De acordo com dados da Assessoria Econômica da Fiemt, o setor aumentou sua participação no consumo de energia, saltando de 22%, em 2000, para 28%, em 2012. Naquele ano, por exemplo, o consumo foi de 1.863 GWh. No evento, também será ministrada a palestra –“Aspecto Tributário – Consequências da carga tributária no desenvolvimento Mato Grosso”, com Consultor Jurídico Tributário da Fiemt, Victor Humberto Maizman.
Integram o Concel representantes da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Cemat.