Em: 27/05/2014 às 13:52h por Canal Energia

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica negou recurso apresentado pela Cemig Distribuição, que solicitou a alteração do prazo limite para a conclusão do programa de universalização no meio rural de 2014 para 2015 e 2016. A prorrogação de prazo atingiria 623 dos 744  municípios mineiros atendidos pela concessionária, ou seja, 90% da área de concessão.

Um dos argumentos usados pela Cemig é de que a universalização será feita com recursos próprios e que os gastos com as obras da copa tiveram baixo volume de recursos financiados pelo BNDES. Segundo a empresa, a manutenção da meta para 2014 vai exigir investimentos significativos, com impactos para a distribuidora.
 
O diretor Reiver Barros lembrou, no entanto, que a Aneel concedeu nos últimos anos todos os adiamentos propostos pela empresa para o programa Luz para Todos, mas a Cemig tem sistematicamente reduzido os investimentos no atendimento às metas. O relator do pedido também destacou que o pedido não se justifica porque outras empresas com dificuldades maiores que a estatal concluíram seus respectivos programas.