Fonte: ANEEL
A Comissão Especial de Licitação (CEL) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta tarde (13/04) o Comunicado Relevante nº 2, que adia o prazo de inscrições de 14 (quarta) para 16 de abril (sexta), às 18h. Com isso, os períodos de inscrição e de aporte de garantias voltam a ser conciliados, pois na manhã desta terça a data para aporte das garantias havia sido estendida, conforme Comunicado Relevante nº. 1.
O novo Comunicado está no site da Aneel (www.aneel.gov.br), em Espaço do Empreendedor, Editais de Geração, Leilão nº. 06/2009. A data de Treinamento e Simulação do leilão também foi atualizada e o evento está remarcado para sábado, 17 de abril. O sorteio das salas, a instalação de software de apoio, bem como a varredura e o lacre dos recintos a serem usados pelos proponentes foi antecipado em um dia e acontece agora no domingo (18/04). As demais datas do leilão estão mantidas, conforme atualização do cronograma estimado de eventos, disponível no mesmo endereço eletrônico.
A UHE Belo Monte terá 11.233,1 Megawatts de capacidade instalada, com 4.571 MW médios (MWmed) de garantia física assegurada, que corresponde à quantidade máxima de energia e de potência que poderá ser utilizada para comprovação de atendimento de carga ou comercialização de contratos. As duas casas de força (principal e complementar) estão localizadas no município de Vitória do Xingu (PA). O início da geração está previsto para fevereiro de 2015, quando deve começar a operação da primeira máquina da casa de força complementar. A conclusão está prevista para 2019, com a entrada em operação de todas as unidades geradoras. O valor total do investimento, avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para a construção da UHE Belo Monte foi definido em R$ 19 bilhões.
Para mais informações, visite o hotsite da UHE Belo Monte.