A Eletrosul recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a geração em teste do seu projeto Megawatt Solar, em Florianópolis, Santa Catarina. A usina fotovoltaica é composta por 1.836 módulos e 27 inversores na cobertura do edifício-sede da empresa, além de integrar 2.308 placas no estacionamento. A geração prevista é de 1,2 GWh por ano, o que atende o consumo de cerca de 570 residências.
A previsão inicial era de que o projeto estivesse em operação no segundo semestre de 2013. No entanto, segundo a Eletrosul, houve problemas com a empresa contratada, influenciando na execução dos trabalhos, e postergando o prazo para o 1º semestre de 2014.
O investimento na obra foi de R$ 9,5 milhões. Um consórcio formado pela portuguesa Efacec e sua subsidiária brasileira venceu a disputa pelo contrato para implantação.
Já o parque eólico Costa Branca, de 20,7MW, também recebeu o aval da agência reguladora para iniciar a geração em teste. O projeto empreendimento da CPFL Renováveis está instalado na cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte, e tem potência instalada sendo composto por 9 unidades geradoras.
A eólica recebeu caráter prioritário do Ministério de Minas e Energia (MME) em setembro de 2013, estando apta a captar recursos por meio da emissão de debêntures de infraestrutura.