“Conhecimento nunca é demais, principalmente quando ele contribui para aumentar a nossa competitividade”, afirmou o empresário de Rondonópolis, Ronaldo Bruschi, que participou nesta quinta-feira (22/05) do curso ‘Como reduzir sua tarifa de energia elétrica’. O evento contou com a participação de empresários industriais da região que analisaram a conta de energia, conheceram como são feitos os reajustes e revisão das tarifas, os motivos que tornam a tarifa de energia tão elevada e as ações da indústria para elevar a competitividade do setor.
De acordo com Bruschi, o curso o alertou sobre a demanda de energia contratada para a empresa. “Eu nem sabia disso. Tanto que o mais breve possível eu vou até a concessionária de energia local para conversar com um dos engenheiros e ver o que é melhor para nós. Foi mostrado o exemplo de uma empresa que pagava R$ 25 mil de conta e, ao contratar a demanda necessária, passou a economizar R$ 4 mil. Vale a pena correr atrás disso e aumentar a eficiência energética”, disse.
Para o palestrante e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Sales Dias, conhecer e entender as possibilidades de redução da tarifa de energia é um diferencial competitivo no mercado. “Muitas vezes, o empresário está enquadrado em uma situação onde consome menos do que paga. Então, é importante eles saberem se existe a possibilidade de reenquadramento ao verificar qual é a demanda de energia contratada e quanto eles efetivamente consomem”, indica.
O evento realizado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) é uma das ações do Associa Indústria, projeto que integra o Programa de Desenvolvimento Associativo PDA, desenvolvido pela CNI, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Eu já participei de outros cursos do PDA promovidos pela Fiemt, já conhecia e sabia que os palestrantes são ótimos e com muito conhecimento. O Fábio conseguiu nos transmitir com segurança as informações e esclarecer as nossas dúvidas”, destacou Bruschi.
O Sindicato das Indústrias de Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul/MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT) e do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) também foram parceiros do evento. Os empresários industriais associados aos Sindicatos Patronais participaram gratuitamente da capacitação.
“O curso foi extremamente proveitoso. A qualidade da organização, do material didático e do palestrante é muito boa. Não esperava que em um curso tão rápido como esse, de apenas quatro horas, pudesse aprender tanto. Esse é um dos benefícios que nós, associados a um dos Sindicatos Patronais, temos. Isso só nos favorece e fortalece”, avaliou o empresário do segmento da alimentação, Ricardo Carvalho.