Em: 22/05/2014 às 14:43h por Jornal da Energia

A Copel energizou esta semana uma linha de transmissão de energia entre Umuarama e Guaíra, na região Oeste do Paraná. O novo circuito integra um plano de investimentos de R$200 milhões para reforçar o fornecimento naquela região.

A linha Umuarama Sul–Guaíra conecta os 105 quilômetros entre os dois municípios, passando também por Perobal, Cafezal do Sul, Ibiporã, Francisco Alves e Terra Roxa. “A linha irá operar em 230 mil volts para atender ao crescimento atual e futuro desta importante região do Paraná”, comenta o diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Luiz Lamy.

O empreendimento foi finalizado na primeira semana de maio, dentro do prazo estipulado em contrato. “É grande a nossa satisfação em concluir esta obra conforme o planejamento estabelecido junto ao órgão regulador, considerando os complexos desafios técnicos demandados em um empreendimento deste porte”, detalha o diretor-presidente da Caiuá Transmissora de Energia, Leonardo Castro. A empresa é uma Sociedade de Propósito Específico composta pela Copel (49%) e a espanhola Elecnor (51%).

A concessão para construção da LT foi arrematada em leilão realizado em dezembro de 2011. Na mesma oportunidade, o consórcio também venceu a disputa para construir a subestação Cascavel Norte e a linha de transmissão Cascavel Oeste – Cascavel Norte. Todas têm previsão de término no segundo semestre.

Os investimentos que vêm sendo feitos pela Copel no Oeste do Estado também incluem obras conquistadas no leilão da Aneel em setembro de 2011: a subestação Umuarama e a linha de transmissão Cascavel Oeste – Umuarama Sul, igualmente previstas para serem inauguradas em 2014. As duas obras são de responsabilidade da Costa Oeste Transmissora de Energia S.A., formada por Copel (51%) e Eletrosul (49%).

Por fim, a subestação Aeroporto, na região oeste de Foz do Iguaçu, recentemente ganhou uma nova linha de alimentação em 34,5 mil volts, que a conecta à subestação Portal, no leste da cidade. São 14 quilômetros de redes compactas semi-protegidas, menos suscetíveis a interrupções por conta de intempéries e contato de galhos e outros objetos nos cabos de alta tensão.

Para possibilitar esta interligação, a Copel instalou um segundo transformador de força na subestação Portal, duplicando a oferta de energia para cerca de 20 mil consumidores do leste do município. A subestação Aeroporto também ganhou um reforço de operação com a reforma da segunda linha alimentadora que a interliga à Subestação Foz do Iguaçu.