Audiência discute custo de capital para receita-teto de concessões de transmissão

Fonte: ANEEL


Começa amanhã (23/02) o prazo para envio de contribuições à proposta de estabelecimento da estrutura ótima de capital e do custo de capital para definição da receita-teto dos vencedores dos leilões de transmissão de 2011. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (22/02) a instauração da Audiência Pública nº. 008/2011.

A metodologia utilizada pela Agência para definir a taxa de remuneração das futuras concessionárias é o custo médio ponderado de capital (Weighted Average Cost of Capital- WACC), em combinação com o modelo de precificação dos ativos (Capital Asset Pricing Model -CAPM), usado para projetar o custo do capital próprio. O custo do capital de terceiros é estimado a partir de um benchmarking financeiro.

O resultado da audiência poderá ter reflexo já no primeiro leilão de transmissão deste ano, previsto para o final de abril, caso o processo de audiência seja concluído em tempo hábil. O certame incluirá empreendimentos da Rede Básica e a implantação e ampliação das subestações associadas e as Instalações de transmissão de Interesse exclusivo de Centrais de Geração para conexão compartilhada (ICG)*. Essas ICG são necessárias para escoar a energia eólica comercializada nos leilões de fontes alternativas e de energia de reserva, de agosto de 2010, que resultaram na contratação de 1.206,6 MW de potência instalada na Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

As contribuições à Audiência Pública nº. 008/2011 podem ser encaminhadas até o dia 4 de março para o e-mail ap008_2011@aneel.gov.br. (FA/GL)